A memória por vezes tende a enganar-nos. Isto não é nenhuma metáfora nem nada de extraordinário, simplesmente a nossa mente pode ser facilmente influenciável quando nós não temos uma recordação suficientemente clara de um acontecimento.
Tendo isto em conta, a memória pode ser modificada facilmente. Por exemplo, ao relembrar um natal passado em família, por obra da imaginação facilmente nos aparece a imagem da lareira acesa, mesmo que nesse respectivo natal, ela estivesse apagada. De qualquer forma este é um erro normal, onde é apenas alterado um pormenor da recordação, é um erro comum e aparentemente não é grave. Mas pode ser. Num crime, qualquer pormenor deste tipo pode ser relevante, por isso é que convém haver varias testemunhas, porque mesmo que se queira dizer a verdade, uma pessoa não pode garantir de que tudo o que se lembra seja realmente a verdade. Bom mas a mente nestes casos é apenas influenciada pela imaginação e pelo o tempo que já decorreu desde o acontecimento relembrado e pouco mais, mas a mente pode ser influenciada também por outras coisas.
A hipnose por exemplo, pode ser suficientemente forte para modificar o passado inteiro de uma pessoa na sua mente. Porque nos deixa num estado onde o que influenciado é o nosso sub consciente que por sua vez é mais vulnerável que o consciente. Assim se nos quiserem implantar uma ideia na nossa mente, é fácil através deste método. Podemos observar este processo no filme 'Trance' em que uma Psicologa faz com que ela desapareça da memória do namorado ao aperceber-se de que ele esta a ficar obcecado por ela. http://www.youtube.com/watch?v=rvTW1JecmZo
Também podemos observar este processo no filme 'Inception' onde são implantadas ideias através do subconsciente mas em vez de ser por hipnose, são implantadas por sonhos. http://www.youtube.com/watch?v=66TuSJo4dZM
Este método dos sonhos já é mais complicado de acontecer, tendo em conta que no filme é um processo feito com uma determinada maquina da qual a ciência ainda não conseguiu alcançar mas, eu acredito que este método seja possível para as pessoas que tem um desenvolvimento mental maior do que a maioria das pessoas, como os budas por exemplo.
Dito tudo isto, percebemos que realmente a memoria pode ser influenciada ao ponto de muitas coisas de que nos lembramos sejam mentira.