segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A Influência dos Desenhos Animados

Há alguns dias, ao rever o filme “A Fuga das Galinhas”, apercebi-me de quanto a sua história e os seus personagens são comparáveis à realidade em que vivemos. De facto, as diferenças são tais que me atrevo a dizer que se trata de uma metáfora da nossa sociedade, dada aos mais novos sob a forma de um excelente filme de animação.
Quando, em pequena, via e revia o filme (uma das minhas VHS), a idade não me permitia compreender a profundidade do que ali estava em causa. A liberdade retirada às galinhas era mais do que uma mera consciencialização para os maus tratos animais – que são, nestes contextos, cada vez mais comuns. A forma como eram manipuladas para o benefício de outrem e as suas metas a atingir (cujo incumprimento tinha graves consequências) são paralelos claros com o nosso quotidiano.
Para além disso, a forma como os personagens caracterizam os problemas da nossa sociedade, ainda que com uma conotação leve e cheia de humor, é muito inteligente e subtil. Se na época me ria, inconsciente, com as suas parvoíces, hoje percebo que talvez essa quase ridicularização dos seus atributos tenha deixado marcas na forma como apreendo as atitudes de quem me rodeia.
A verdade é que, apesar de serem maioritariamente instrumentos de entretenimento, os desenhos animados funcionam como referências para a criança que, cada vez mais, passa muito tempo em frente à televisão.
Se, como neste caso, o mundo “dos adultos” é levado às crianças recorrendo a metáforas simples e divertidas, existem, por outro lado, um sem fim de casos em que as temáticas abordadas são superficiais e de pouco interesse para o seu desenvolvimento.
O mais preocupante é que, estes cada vez mais recorrentes casos, espelham as preocupações de uma sociedade que deixou que a falta de liberdade fosse disfarçada por problemas vazios de conteúdo. Este é um perigoso ciclo que, paralelo a tantos outros, é difícil de quebrar. E, se esta tendência continuar a aumentar, como agora se verifica, depressa se tornará impossível.