segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Swag man

O que é um Swagman?  
Será um homem com swag?
        Pois essa será a primeira ideia que virá à cabeça de quem está habituado ao termo swag utilizado entre os adolescentes, mas olhando para a imagem abaixo denota-se algumas diferenças entre esse termo e homem.
       Pois bem, um swagman é um trabalhador australiano ambulante que carrega seus pertences pessoais em uma mala enquanto viaja em busca de trabalho.


 
 

        Mas não será de swagman que irei falar, mas sim do termo que parece ser tão adorado entre os adolescentes, o SWAG.

      “v.intr.
      1.     To walk or conduct oneself with an insolent or arrogant air; strut.” (The free dictionary)

         Depois de uma pequena busca descobri que este termo provem da palavra swagger, um termo escocês utilizado para definir uma forma de caminhar, forma essa oscilante, confiante, que demonstra carisma, carisma esse que os “swaggers” tentam demostrar. Adotam esta palavra como sendo sinónimo de estilo.
         O Swag não é muito mais do que outra moda/estilo social, é uma forma dos adolescentes se sentirem populares, mas com certo ironismo aparece como uma forma de expressão de despreocupação relativamente ao que os outros pensam ou dizem, vestir o que se quer e ouvir o que se gosta, um pensamento correto se fosse como seria suposto, uma forma de combater o preconceito, mas não passam de uma ilusão, sendo eles os primeiros a preocuparem-se com o que possam dizer deles, escondendo-se atrás deste estilo por saberem que assim serão socialmente aceites, pois terão "swag" tal como os outros.
         
          Swag, divisão, seleção de grupos de pessoas por algo tão subjetivo como estilo.
    
         Os jovens que seguem este estilo gostam de se achar diferentes dos outros, quando não passam de produtos em série, todos com o mesmo estilo, personalidade e necessidades. A escolha de roupa passa pela utilização de bonés que demonstra corretamente a sua alienação, com referências a equipas de desportos que não seguem, nem ligam, mas que insistem em utilizar. Em acréscimo estes produtos também vêm com uma grande necessidade de atenção que tentam ocultar pelo “estilo”, demonstrando que não se afetam mas utilizando redes sociais como refúgio onde procuram ter cada vez mais seguidores e gostos nas suas fotos e publicações.
        
           Não sei se a melhor definição para Swag não seria alguma das palavras escolidas pelo Watsky no seu video.